Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Bahia tem cinco cidades entre as que mais choveu no país; veja lista

Previsão de chuva segue até sexta-feira (17) no estado

  • Foto do(a) author(a) Esther Morais
  • Esther Morais

Publicado em 13 de janeiro de 2025 às 09:30

Maior parte do estado está em alerta
Maior parte do estado está em alerta Crédito: Reprodução / Inmet

Sob alerta de chuvas, a Bahia tem cinco cidades entre as 20 onde mais choveu no país. São elas: Ilhéus (7°), Vitória da Conquista (16°), Porto Seguro (17°), Barra (18°) e Conde (19°), conforme registro do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Salvador entra no top 30, na 26ª posição e com registro de 30.4mm.

No Brasil, Timóteo ()MG, Brejo Grande (SE) e Parintins (AM) lideram a lista. Os registros são de 115.8mm, 81.4mm e 64.0mm, respectivamente. 

O Inmet emitiu aviso de chuvas e ventos intensos para mais de 200 municípios na Bahia nesta segunda-feira (13). A classificação é de alerta laranja - significa perigo. A previsão é de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia - a intensidade é considerada forte a partir de 25 mm/h - e ventos intensos (60-100 km/h). Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Os municípios afetados na Bahia estão no Centro Sul, Vale São-Franciscano, Nordeste, Centro Norte, Metropolitana de Salvador, Extremo Oeste e Sul do estado. As chuvas devem persistir até sexta-feira (17), no entanto, com menor intensidade. Os maiores acumulados são esperados para a região Oeste, já que, normalmente, este trimestre faz parte do período chuvoso nesta região.

Amargosa, Alagoinhas, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Cachoeira, Camaçari, Capim Grosso, Cruz das Almas, Euclides da Cunha, Feira de Santana, Itacaré, Juazeiro, Lauro de Freitas, Lençóis, Luís Eduardo Magalhães, Madre de Deus, Maragogipe, Mata de São João, Morro do Chapéu, Paulo Afonso, Salvador, Santo Amaro, Serrinha, Simões Filho e Vitória da Conquista estão entre as cidades atingidas.

Estados como Ceará, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Mato Grosso, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Minas Gerais e Goiás também estão no alerta.