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Maysa Polcri
Publicado em 7 de novembro de 2025 às 12:37
Mais uma agência do Itaú fechou as portas em Salvador. Dessa vez, os protestos de funcionários e de moradores não impediram o fim das atividades da unidade do banco localizada na Avenida Afrânio Peixoto, no bairro de Paripe. Mais de 24 mil clientes estão sendo transferidos para a agência da Calçada, a cerca de 14 quilômetros de distância. >
O banco funcionou pela última vez na quarta-feira (6). Um dia antes, bancários realizaram um protesto em frente à unidade, cobrando que as atividades não fossem interrompidas. A agência estava com grande movimento de clientes. >
Protesto de funcionários do Itaú em Salvador e no interior da Bahia
De acordo com Luciana Dória, diretora da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, muitos correntistas contaram que não foram informados do fechamento da agência. Também não havia aviso na porta. >
O banco, localizado em Paripe, possui 22 mil correntistas e 2 mil beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A agência atende todo o Subúrbio Ferroviário, região da cidade com mais de 280 mil habitantes. >
"É uma população que não tem muito acesso ao atendimento digital, que ainda requer bastante atendimento presencial", diz o sindicato. procurado, o Itaú afirma que realiza transformações em seu modelo de atendimento para oferecer uma experiência digital cada vez mais fluida e hiperpersonalizada. Ainda segundo o banco, cerca de 97% das transações de pessoas físicas já ocorrem pelos canais digitais (veja o posicionamento completo abaixo). >
Nos últimos cinco anos, o Itaú encerrou as atividades de 70 unidades na Bahia. Em Salvador, funcionários do Itaú também realizaram protestos contra o fechamento de agências em bairros como Caminho das Árvores, Brotas e Imbuí. Há um mês, um protesto foi realizado em Cruz das Almas, no interior do estado. >
Nos últimos meses, o CORREIO publicou reportagens que mostram os impactos dos fechamentos de agências bancárias em Salvador e em cidades do interior da Bahia. Em alguns casos, moradores precisam viajar mais de 60 quilômetros para ter acesso aos serviços presenciais de bancos. Confira abaixo algumas das matérias. >
"O Itaú Unibanco vem transformando sua estratégia de Varejo PF, com foco em oferecer uma experiência digital cada vez mais fluida e hiperpersonalizada. Hoje, cerca de 97% das transações de pessoas físicas já ocorrem pelos canais digitais, e o superapp vem se consolidando como um aliado na gestão financeira do dia a dia. Com o apoio da Inteligência Itaú, vamos levar a experiência digital a novos patamares, direcionando investimentos para equipar times comerciais, em pontos físicos e digitais, para liderar conversas ainda mais qualificadas e soluções aderentes às necessidades dos clientes. >
Essa transformação também redefine o papel da rede física, que continuará sendo parte essencial da estratégia e passará, ao longo dos próximos anos, a adotar um modelo mais consultivo e nichado. As unidades estarão preparadas para atender diferentes perfis com maior proximidade e especialização, unindo a eficiência do digital a uma presença humana acolhedora e qualificada nos momentos que exigem relacionamento e orientação financeira". >