CHUVAS

Moradores são liberados para retirar pertences após deslizamento de terra em prédio no Politeama

Deslizamento de terra abriu cratera e soterrou carros que estavam na garagem

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Foto do(a) author(a) Gil Santos
  • Da Redação

  • Gil Santos

Publicado em 8 de abril de 2024 às 09:44

Moradores vão poder entrar no prédio no Politeama
Moradores vão poder entrar no prédio no Politeama Crédito: Arisson Marinho/CORREIO

Os moradores do Edifício Alto do Politeama, no bairro do Politeama, foram liberados para retirar os pertences após serem obrigados a deixar seus apartamentos na madrugada desta segunda-feira (8). Um deslizamento de terra na fundação do prédio soterrou carros e atingiu a sede da Transalvador, que fica abaixo, nos Barris. Uma funcionária ficou ferida.

Engenheiros da Defesa Civil avaliaram o prédio e liberaram a entrada dos moradores gradativamente para a retirada de objetos essenciais. Móveis não poderão ser retirados no momento.

O acesso ao prédio será controlado pelo síndico Fábio Souto, para evitar que muitas pessoas tenham acesso ao mesmo tempo, o que pode causar instabilidade no imóvel. Posteriormente, o edifício passará por uma nova avaliação que vai determinar se há risco de desabamento. Enquanto isso não acontece, os moradores não poderão voltar aos apartamentos. Ainda não há prazo definido para a avaliação.

Engenheiros da Codesal avaliam edifício após deslizamento
Engenheiros da Codesal avaliam edifício após deslizamento Crédito: Arisson Marinho/CORREIO

O prédio tem três andares com 14 apartamentos, além de uma área e playground e andares de garagens no subsolo. Foi nessa área onde ocorreu o deslizamento, atingindo carros que estavam estacionados.

Funcionária ferida

Uma funcionária da Transalvador ficou ferida após um deslizamento de terra atingir a sede da autarquia, no bairro dos Barris. O expediente foi suspenso e o atendimento ao público, cancelado.

A terra atingiu a copa, onde estava a funcionária, durante a madrugada. Segundo Décio Martins, superintendente da Transalvador, ela recebeu atendimento médico logo após o ocorrido. "Ela saiu andando e logo em seguida foi levada para uma unidade de saúde em uma viatura nossa", explicou, em entrevista à TV Bahia.

Segundo a Secretaria da Mobilidade (Semob), os atendimentos na Coordenação de Táxis e Transportes Especiais da Semob (Cotae) foram suspensos porque parte dos sistemas de internet e elétrico foram atingidos pelo deslizamento.

Os permissionários que realizaram agendamento serão atendidos em data posterior, por ordem de chegada, desde que apresentem o comprovante emitido no site www.agendamentomobilidade.salvador.ba.gov.br. Os serviços da Cotae serão retomados após a conclusão dos reparos nas redes de internet e elétrica.