Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

'Olhei para o lado e meu marido estava praticamente morto', revela esposa de turista suíço baleado em Stella Maris

Christophe Moser se recupera ao lado da esposa, a baiana Marli Moser, no Litoral Norte

  • Foto do(a) author(a) Monique Lobo
  • Monique Lobo

Publicado em 23 de agosto de 2024 às 09:12

Christophe Moser
Christophe Moser Crédito: Arquivo Pessoal

O turista suíço baleado no bairro de Stella Maris, em Salvador, está se recuperando longe da cidade. Cristophe Moser e a esposa, a baiana Marli Moser, preferiram ficar no Litoral Norte para ter mais tranquilidade, após ele ter ficado em coma em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital particular da capital. Depois do episódio, o medo tem sido constante, especialmente à noite. "Nem eu e nem Chris saímos mais à noite desde que tudo aconteceu", revelou Marli.

O casal, que comprou um apartamento no bairro onde o crime aconteceu, não retornou ao local e decidiu vender o imóvel. "Acabamos de comprar um apartamento em Stella Maris por achar um lugar estratégico, perto das praias que mais gostamos, também do aeroporto e da Praia do Forte, onde gostamos de passar nossas férias. Mas, não tenho mais interesse em manter esse apartamento e irei colocar à venda", disse.

O último dia 8 deixou um trauma no casal que mora na Europa e estava de férias na capital baiana. "É difícil dormir, pois a cena se repete na nossa cabeça. Eu tenho pesadelos. Há uma mistura de medo, frustração e tristeza. Estamos os dois muito abalados", contou a baiana.

Cristophe e Marli saíam do estacionamento de um restaurante quando foram fechados por outro carro. "O criminoso já desceu do carro atirando, foram pelo menos quatro tiros. Como o nosso carro ainda estava em movimento de marcha ré, meu marido apenas teve o reflexo de apertar mais o acelerador para fugir dos tiros, eu abaixei a cabeça, nosso carro bateu contra um muro".

Quando Marli levantou a cabeça, viu que o marido tinha sido baleado: "Eu olhei para o lado e meu marido estava praticamente morto".

Os filhos do casal, que também vieram a Salvador, não estavam no carro durante o episódio porque retornaram ao país natal seis dias antes da data prevista para o retorno dos pais por conta de um torneio de tênis. 

O suspeito de atirar em Christophe foi identificado como Railan Santos Barbosa, de 27 anos. Ele foi localizado após uma investigação do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic), na Rua Duque de Caxias, no Bairro da Paz.

A Polícia Civil informou que o suspeito, que utilizava uma tornozeleira eletrônica, atirou contra os agentes durante a abordagem e, no tiroteio, foi atingido. Ele foi socorrido ao Hospital Menandro de Faria, mas não resistiu. O homem era também suspeito de realizar uma tentativa de latrocínio em uma farmácia na Av. Pinto de Aguiar, em Pituaçu.

A notícia do crime cruzou o oceano e repercutiu na imprensa suíça. "Essa notícia passou em todos os jornais na Suíça, infelizmente chegou até lá. Para os suíços, que estão acostumados com um nível de segurança bem maior, a percepção sobre Salvador e a Bahia já era de cautela, mesmo antes desse episódio. Com o que aconteceu, sinto que essa imagem de insegurança só se reforçou", avaliou.

Marli explicou, ainda, que o marido nunca tinha passado por uma situação de violência em Salvador. No entanto, apesar do medo, ela disse que o amor dele pela capital baiana permanece. "Nada mudou com relação ao sentimento que ele tem pela cidade, a cultura, nossos amigos e nossos laços aqui. Ele continua amando a cidade, mas está marcado pelo trauma e pela insegurança".

Christophe está se recuperando bem, afirmou a esposa. "Ele tem se recuperado acima das expectativas dos médicos". Mas, ainda precisa passar por exames antes de receber autorização para viajar de avião até seu país de origem. "Ficaremos até que ele esteja bem o suficiente para viajar com segurança", garantiu.