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Yan Inácio
Publicado em 20 de outubro de 2025 às 16:57
O governador Jerônimo Rodrigues admitiu que a data de conclusão da Nova Rodoviária de Salvador pode mudar mais uma vez. A fala foi feita durante um evento da União dos Municípios da Bahia (UPB), nesta segunda-feira (20). >
"As recomendações que a PGE [Procuradoria-Geral do Estado] tem feito, indo em cima para que a empresa possa prestar conta da sua responsabilidade. Espero que dê para, no final de dezembro ou até início de janeiro, a gente poder ter a rodoviária nova", disse o governador.>
Jerônimo também afirmou não estar “contente com o processo” de construção do modal. “Eu sei que teve problemas ali em relação ao solo, teve que refazer algum tipo de serviço, mas era para novembro e foi para dezembro", finalizou.>
A finalização da obra havia sido prometida para outubro. No início deste mês, a Casa Civil afirmou que a conclusão da obra só deveria acontecer em dezembro. O atraso foi justificado por conta do impacto das chuvas no andamento dos serviços.>
Ainda de acordo com a pasta, 96% das intervenções já foram executadas. Em abril deste ano, o Governo do Estado havia atualizado o status do projeto em 95% concluído.>
O novo terminal ocupa uma área de 127 mil m² localizada às margens da BR-324. A nova rodoviária é promessa petista antiga, desde o governo Rui Costa. A construção em Águas Claras começou em 2021 e havia a previsão de ser concluída em dois anos. No final de 2023, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) chegou a dizer que a obra “deu tranco”. No início deste ano, ele afirmou que já estava “impaciente” com o atraso da obra milionária.>
A empreitada está sendo construída através de um contrato de concessão com um consórcio responsável por gerir as obras. De acordo com a Agerba, o investimento inicial foi de R$ 200 milhões em contrato firmado em 2019, ainda no governo de Rui Costa (PT).>
Veja imagens da obra da nova Rodoviária de Salvador
Contudo, o presidente do Conselho de Administração do Consórcio Terminal Rodoviário de Salvador projetou, em abril, que novos gastos seriam feitos até o fim da obra. “Eu, por exemplo, até estimaria talvez mais uns R$ 40 milhões a R$ 50 milhões”, falou na época.>
O espaço vai contar com uma conexão com a Estação Águas Claras do metro, com o Terminal de ônibus com dez linhas metropolitanas e outroas linhas urbanas, além de mais de 300 linhas intermunicipais rodoviárias.>
Há a promessa, também, de que o equipamento também seja ligado ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), outra obra que ainda não foi concluída e já dura quatro anos.>
A nova Rodoviária de Salvador também vai contar com mais de 230 espaços comerciais, entre estabelecimentos de alimentação, comércios, clínicas etc., além de uma unidade do SAC.>