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Elaine Sanoli
Publicado em 30 de outubro de 2025 às 21:15
 
Pelo 3º ano consecutivo, a Bracell marcará presença no Afro Fashion Day (AFD), o maior evento de visibilidade da moda negra do Brasil. Neste ano, a empresa apresenta uma criação exclusiva para o desfile e dois camarins para incentivar os convidados do evento a montarem looks com lenços de viscose confeccionados por mulheres do projeto Fábrica de Fardamentos, que tem o apoio do Bracell Social na Bahia. Aberto ao público, o desfile retornará ao Terreiro de Jesus (Pelourinho), em Salvador, neste sábado (1º), e celebrará o talento, a beleza, a ancestralidade e a representatividade da população negra por meio da moda e da riqueza cultural.>
O apoio da Bracell à 11ª edição do AFD, realizada pelo jornal Correio, reforça o compromisso da empresa com a valorização da diversidade, da inclusão e da cultura afro-brasileira, reconhecendo o papel transformador da moda como instrumento de expressão e identidade. Em virtude disso, a companhia firmou uma parceria com o produtor e estilista Fagner Bispo para a criação de uma peça inovadora, que representa, de forma singular, o tema deste ano do evento: “Beleza”.>
Afro Fashion Day
Para isso, será utilizada viscose, tecido confeccionado a partir da celulose solúvel produzida pela Bracell Bahia, no Polo Industrial de Camaçari. “É um look que rompe com os estereótipos frequentemente associados à cultura negra, mas que dialoga com as tendências de moda contemporâneas, reafirmando que estilo e diversidade caminham juntos”, afirma o estilista, antecipando que o look integrará o bloco do desfile dedicado à leveza e ao autocuidado.>
“A criação parte do desejo de despir o corpo das amarras de um dia de trabalho intenso e conduzi-lo a um estado de calma e bem-estar”, acrescenta Bispo, destacando a vantagem do uso da viscose: “É um tecido versátil, que pode ser usado em diversas situações — seja para imprimir algo mais sofisticado ou mais casual”.>
A participação da empresa no Afro Fashion Day integra as ações de responsabilidade social e a jornada interna em diversidade e inclusão e de apoio à cultura, que buscam fomentar o protagonismo de diferentes grupos e fortalecer o diálogo com as comunidades e com o público interno. “Ao apoiar o Afro Fashion Day, a Bracell contribui para ampliar espaços de visibilidade e oportunidades para profissionais negros, reafirmando nossa crença em uma sociedade mais plural, diversa e equitativa dentro e fora da empresa”, afirma Rudine Antes, diretor-geral da Bracell Bahia.>
Uma das grandes novidades da participação da Bracell neste ano será a instalação de dois camarins, que poderão ser usados pelos convidados para incrementarem ainda mais os looks. Eles terão acesso a lenços de viscose produzidos especialmente para o evento e confeccionados, pelo terceiro ano consecutivo, por mulheres do projeto social Fábrica de Fardamentos — uma cooperativa de costureiras de Inhambupe. Elas, inclusive, foram as responsáveis pelos lenços usados na produção do vestido assinado pelo estilista Filipe Dias, exibido no desfile do ano passado.>
Nos camarins, além dos tecidos, o público terá acesso a vídeos produzidos por colaboradores e por pessoas atendidas pelos projetos sociais da empresa, além de mulheres do Congo, ensinando como fazer diferentes amarrações. “A ideia é que os convidados do Afro Fashion Day possam protagonizar o processo de embelezamento e, se desejarem, compartilhem o resultado nas redes sociais com a hashtag #BracellNoAfroFashionDay”, conta Rudine.>
O Afro Fashion Day 2025 é uma realização do jornal Correio com patrocínio da Avon e da Neonergia, apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador e Sebrae e apoio do Salvador Bahia Airport, Shopping Barra e Wilson Sons.>
 
 
 
