Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

10 profissões que não existem mais e algumas você nem sabia que existiram

Com o avanço da tecnologia, muitas profissões foram desaparecendo; confira algumas

  • Foto do(a) author(a) Ana Beatriz Sousa
  • Ana Beatriz Sousa

Publicado em 19 de maio de 2025 às 14:00

Série 'As Telefonistas' da Netflix Crédito: Reprodução/Netflix 

Com o passar dos anos e o avanço da tecnologia, é natural que certas profissões simplesmente desapareçam com o tempo. Máquinas, automações, mudanças de comportamento e até mesmo a tecnologia tornaram muitos trabalhos obsoletos. E enquanto algumas dessas ocupações ainda são lembradas com certa nostalgia, outras parecem até coisa de ficção.

Confira a seguir uma lista com 10 profissões que praticamente desapareceram

  • 1. Acendedor de postes
    Muito antes da iluminação elétrica automatizada, os acendedores de lampiões passavam pelas ruas ao entardecer acendendo manualmente cada poste a gás. Ao amanhecer, voltavam para apagá-los.

  • 2. Ascensorista
    Presentes em prédios comerciais e hotéis, os ascensoristas eram responsáveis por operar manualmente os elevadores, abrindo e fechando portas e selecionando os andares. Sabia que você ainda pode encontrar esses profissionais em alguns estabelecimentos?

  • 3. Despertador humano
    Antes dos despertadores, havia pessoas contratadas para bater à porta ou à janela dos outros para acordá-los no horário combinado. Eles usavam bastões e até pedras para dar conta do recado!

  • 4. Lanterninha de cinema
    Figura clássica dos cinemas antigos, o lanterninha era quem guiava os espectadores com uma lanterna até seus lugares quando as luzes já estavam apagadas.

  • 5. Datilógrafo
    Em um tempo onde digitar bem era um diferencial, os datilógrafos eram contratados para escrever cartas, documentos e contratos em máquinas de escrever. Com os computadores, essa profissão foi substituída.

  • 6. Arrumador de pinos de boliche
    Antes das máquinas automáticas, os pinos de boliche eram recolocados manualmente após cada jogada por adolescentes ou trabalhadores contratados exclusivamente para isso.

  • 7. Telefonista
    As telefonistas faziam a conexão entre chamadas, literalmente ligando fios para completar as ligações. Hoje, a maioria das conexões telefônicas é feita automaticamente em questão de segundos.

  • 8. Sinaleiro de trem
    Muito antes dos sistemas automáticos de controle ferroviário, havia pessoas encarregadas de operar manualmente os sinais e cruzamentos, garantindo a segurança dos trens nos trilhos.

  • 9.  Atendente de locadora
    Muito popular nas décadas de 80 e 90, os atendentes de locadoras recomendavam e registravam empréstimos de filmes em VHS e DVDs. Com a chegada do streaming, essas lojas foram praticamente extintas.

  • 10. Fotógrafo lambe-lambe
    Eles ficavam em praças e calçadas, com câmeras enormes, oferecendo retratos instantâneos. Hoje, com celulares e redes sociais, a profissão virou peça de museu mas ainda vive de forma nostálgica em alguns pontos turísticos.

Essas profissões mostram como o mundo muda rápido e o que hoje parece tão comum, em breve, pode virar uma lembrança.