Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Homenagem a Arlindo Cruz no 'Sem Censura' coincide com dia da morte do sambista; entenda

O especial em homenagem a Arlindo Cruz na TV Brasil foi gravado há uma semana, poucos dias antes do falecimento do sambista

  • Foto do(a) author(a) Ana Beatriz Sousa
  • Ana Beatriz Sousa

Publicado em 8 de agosto de 2025 às 15:57

Arlindinho, filho de Arlindo Cruz, conta que saúde do pai está melhor; sambista sofreu um AVC em 2017
Arlindo Cruz Crédito: Divulgação

Faleceu nesta sexta-feira (08) o renomado sambista Arlindo Cruz, aos 66 anos, após longo período de recuperação desde o acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico que sofreu em 2017 e que o afastou dos palcos. Reconhecido como uma das maiores referências do samba nacional, Arlindo deixa uma marca profunda na cultura musical do Brasil.

Curiosamente, no mesmo dia, a TV Brasil já havia programado uma homenagem ao músico no programa “Sem Censura”. A edição especial conta com a participação da esposa, Babi Cruz, do jornalista Marcos Salles e do filho Arlindinho, que compartilharão histórias e curiosidades sobre a trajetória do artista.

A divulgação dessa homenagem foi feita ainda na manhã desta sexta-feira, às 7h50, no perfil oficial da TV Brasil no X (antigo Twitter), aproximadamente sete horas antes do anúncio oficial da morte de Arlindo Cruz.

Babi Cruz, esposa do sambista, também convidou o público para acompanhar a edição especial por meio dos seus stories nas redes sociais.

Até o momento, a emissora não informou se haverá alterações na programação em decorrência do falecimento do artista.

Para celebrar a memória de Arlindo Cruz, o programa “Sem Censura”, da TV Brasil, dedicará sua edição desta sexta-feira, às 16h, a uma homenagem especial em sua honra, antecipando as comemorações do Dia dos Pais. Sob o comando da apresentadora Cissa Guimarães, a atração reunirá convidados que farão um panorama da carreira e do legado do sambista.

Arlindo Cruz foi um dos maiores ícones do samba por Reprodução

O programa contará com a participação de Arlindinho, filho do sambista e representante da nova geração da família, da produtora Babi Cruz, esposa do músico, e do escritor Marcos Salles, autor da biografia “O Sambista Perfeito”. A jornalista Fabiane Pereira participará como debatedora, enriquecendo o bate-papo com reflexões sobre a importância do cantor para a história do samba.

Além das histórias e depoimentos, Arlindinho emocionará o público interpretando clássicos imortais do pai, como “Meu Lugar”, “Bom Aprendiz”, “A Sós”, “A Pureza da Flor”, “Agora viu que me perdeu e chora”, “Ainda é Tempo pra ser Feliz” e “O Show Tem que Continuar”. A homenagem poderá ser vista na TV Brasil, pelo aplicativo TV Brasil Play, no YouTube e em formato de podcast no Spotify, com reprise prevista para às 23h30.

Nascido no Rio de Janeiro, Arlindo Domingos da Cruz Filho iniciou sua carreira musical ainda criança, influenciado pelo pai músico, Arlindão. Tornou-se conhecido nacionalmente como integrante do grupo Fundo de Quintal, importante nome da renovação do samba na década de 1980. Posteriormente, seguiu carreira solo, assinando composições que entraram para o repertório clássico do gênero.

O acidente vascular cerebral aconteceu em março de 2017, enquanto o artista se preparava para uma nova turnê. Após longos meses internado e diversas cirurgias, Arlindo viveu sob cuidados intensivos da família em casa. Nos últimos anos, seu quadro neurológico se agravou, conforme informado pela esposa Babi Cruz.