Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Crise em 'Vale Tudo': Globo faz cortes drásticos para salvar audiência

Edição acelerada eliminou capítulos inteiros e já impacta a compreensão da trama

  • Foto do(a) author(a) Ana Beatriz Sousa
  • Ana Beatriz Sousa

Publicado em 16 de maio de 2025 às 11:06

Vale Tudo
Vale Tudo Crédito: Reprodução/Gshow

A Globo intensificou os cortes em "Vale Tudo", seu principal folhetim das 21h. A emissora decidiu eliminar diversas cenas gravadas e escritas por Manuela Dias com o objetivo de dar mais agilidade à narrativa e tentar reverter os baixos índices de audiência. Fontes apontam que, somando todo o conteúdo já removido, seria possível montar o equivalente a cerca de cinco capítulos completos.

Diferente da edição tradicional de novelas, essa movimentação tem caráter emergencial. A ideia é acelerar os principais acontecimentos da história e captar a atenção do público. No entanto, essa estratégia já tem afetado a fluidez da trama. Algumas sequências previstas para determinados dias, conforme divulgado pela própria Globo, foram antecipadas ou simplesmente omitidas na exibição oficial.

Um exemplo claro disso ocorreu no capítulo de 5 de maio. O resumo oficial indicava que a chegada de Odete Roitman (Débora Bloch) ao jantar de Solange (Alice Wegmann) encerraria o episódio. Contudo, a cena foi exibida no capítulo anterior, que terminou já com o início da briga entre as personagens.

Ainda que a emissora não tenha divulgado quais trechos foram descartados, os cortes têm causado ruído entre os espectadores, que percebem buracos nas motivações dos personagens. O enredo começa a se desenvolver de forma mais acelerada, com eventos marcantes prestes a acontecer, como a separação de Afonso (Humberto Carrão) e Solange, orquestrada por Maria de Fátima (Bella Campos), que se casará com o milionário.

Em paralelo, Raquel (personagem de Taís Araújo) descobre que foi traída pela própria filha e não por Ivan (Renato Góes). Ela pedirá perdão ao ex-namorado, mas ele já estará casado com Heleninha (Paolla Oliveira). Em uma cena intensa, Raquel terá um confronto direto com Maria de Fátima e rasgará seu vestido de noiva.

Com uma passagem de tempo prevista na trama, Raquel irá prosperar com seu restaurante e se tornar uma empresária bem-sucedida, enquanto Fátima, ao retornar da Europa, encontrará a mãe rica e poderosa.

Apesar da movimentação para aquecer a audiência, os números preocupam. "Vale Tudo" marcou apenas 20,9 pontos na Grande São Paulo na última quarta-feira (14), ficando atrás de "Garota do Momento" (21,5 pontos) e "Dona de Mim" (21,2 pontos). Foi a terceira vez consecutiva que a novela das nove perdeu para produções exibidas em horários anteriores.

Escrita por Manuela Dias e com direção artística de Paulo Silvestrini, o remake de "Vale Tudo" é inspirado na obra original de 1988, assinada por Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères. A pressão agora é para que os cortes surtam efeito rápido e resgatem a liderança do horário nobre.