Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

'Terra Nostra': atriz se arrepende de papel em novela sem final da Globo; entenda

Exibida há 26 anos, a trama de Benedito Ruy Barbosa teve altos e baixos

  • Foto do(a) author(a) Ana Beatriz Sousa
  • Ana Beatriz Sousa

Publicado em 21 de setembro de 2025 às 08:00

Terra Nostra
Terra Nostra Crédito: Reprodução

Há 26 anos, Terra Nostra estreava na Globo, conquistando o público com uma história de imigrantes italianos marcada por dramas familiares e amores intensos. A novela, escrita por Benedito Ruy Barbosa, obteve índices impressionantes de audiência em seu início, alcançando 58 pontos no Ibope da Grande São Paulo.

No entanto, com o passar dos meses, a trama entrou na famosa “fase de barriga”, momentos em que a narrativa se estende sem acontecimentos relevantes, e a média final caiu para 44 pontos.

O sucesso dos personagens fez com que o autor abandonasse a ideia de saltos temporais e continuasse explorando a vida dos protagonistas, Matteo e Giuliana, sem concluir a história original. Curiosamente, o último capítulo exibido não trouxe o tradicional “fim”, mas a frase: “essa história não termina aqui”. Benedito chegou a planejar uma sequência com os descendentes do casal, mas optou por criar Esperança, novela independente, que posteriormente foi vendida para a Itália como Terra Nostra 2, apesar de apresentar enredos distintos.

Maria Fernanda Cândido e Raul Cortez em Terra Nostra, 1999 por Divulgação/TV Globo

Entre as curiosidades da produção, Nilson Xavier, especialista em teledramaturgia, relembra que Cláudia Raia foi convidada para interpretar Hortência, personagem originalmente planejada como submissa e vítima de violência doméstica. A atriz aceitou o desafio, considerando relevante abordar o tema na televisão.

Claudia Raia entra para elenco de Terra e Paixão por divulgação

Entretanto, após meses de preparação, Raia teve a participação interrompida, e relatou no livro Sempre Raia Um Novo Dia: “Deu tudo errado! Minha personagem ficou seis meses grávida na novela (…) sobrevivi a Terra Nostra com minha personagem que não aconteceu (…) Ficou a lição: quando um autor não quer, não adianta insistir.”

A novela foi reprisada em 2004, mas teve baixa audiência no Vale a Pena Ver de Novo. Desde então, recebeu novas exibições em 2019, no antigo Viva (atual Globoplay Novelas), e em 2025, como edição especial, provando que, mesmo com contratempos, Terra Nostra continua sendo uma obra lembrada e comentada pelo público.