Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Parkinson: confira celebridades que tiveram o mesmo diagnóstico de Ozzy Osbourne

Lenda do rock e ex-vocalista do Black Sabbath lutava contra a doença desde 2019 e faleceu na última terça (22)

  • Foto do(a) author(a) Ana Beatriz Sousa
  • Ana Beatriz Sousa

Publicado em 23 de julho de 2025 às 14:23

Michael J. Fox, Renata Capucci e Ozzy Osbourne
Michael J. Fox, Renata Capucci e Ozzy Osbourne Crédito: Reprodução/Getty Images/Redes Sociais

O mundo do rock está de luto. Morreu nesta terça-feira (22) o cantor Ozzy Osbourne, aos 76 anos, vítima de complicações do Mal de Parkinson. Conhecido como o "príncipe das trevas", Ozzy foi um dos maiores nomes da história do heavy metal, deixando um legado musical que atravessa gerações. O diagnóstico da doença degenerativa foi revelado publicamente em 2019.

O Parkinson é uma condição neurológica crônica e progressiva, segundo definição da Organização Mundial da Saúde (OMS). A enfermidade compromete a produção de dopamina, responsável pelo controle motor do corpo, o que pode afetar significativamente a autonomia dos pacientes com o passar dos anos.

Além de Ozzy, outros nomes do mundo da música, TV e cinema também convivem com o diagnóstico ou já falaram publicamente sobre a doença.

  • Neil Diamond
    O cantor folk precisou abandonar os palcos em 2018 após o diagnóstico. A equipe do artista informou que ele já apresentava dificuldades para viajar e realizar apresentações em grande escala. Os últimos shows da turnê de 50 anos de carreira foram cancelados.

  • Milton Nascimento
    O cantor brasileiro convive com a doença há cerca de dois anos. O diagnóstico foi revelado por seu filho e empresário, Augusto Nascimento, em entrevista ao Jornal Nacional. Apesar das limitações causadas pelo Parkinson e pela idade, Milton segue envolvido com homenagens e celebrações à sua carreira.

  • Renata Capucci
    A jornalista da TV Globo contou em 2022 que vive com Parkinson desde 2018. Em depoimento emocionante nas redes sociais, ela relembrou o momento em que o marido, que é médico, suspeitou da doença após notar um movimento involuntário no braço dela. “Não é fácil. Mas não é o fim”, declarou.
Michael J. Fox, Renata Capucci e Ozzy Osbourne por Reprodução/Getty Images/Redes Sociais

  • Michael J. Fox
    Protagonista da trilogia De Volta para o Futuro, o ator foi diagnosticado com apenas 29 anos, em 1991. Apesar de só ter tornado o diagnóstico público anos depois, ele se tornou uma das vozes mais importantes na luta contra o Parkinson. Em 2000, criou uma fundação dedicada à pesquisa da doença.

  • Morten Harket
    O vocalista do a-ha revelou em 2024 que também enfrenta o Parkinson. O músico norueguês, de 65 anos, se submeteu a procedimentos neurocirúrgicos nos dois lados do cérebro, com resultados positivos. “Estou fazendo o melhor que posso para evitar o declínio total do organismo”, afirmou em entrevista.

Mesmo com o avanço da medicina, o Mal de Parkinson ainda não tem cura. No entanto, os relatos dessas personalidades ajudam a conscientizar o público sobre a doença, além de inspirar coragem e resiliência diante dos desafios da doença.